21 de jul. de 2008

POLÍTICAS PÚBLICAS


A melhor estratégia para a diminuição dos problemas relacionados ao uso de drogas é a educação preventiva, por ser a intervenção comprovadamente mais eficaz e de menor custo para a sociedade.
Por isso, as ações da Política Nacional sobre drogas priorizam a prevenção, enfatizando a formação das atitudes e dos valores éticos que promovam uma cultura de paz, solidariedade, saúde e desenvolvimento da cidadania. O princípio básico desse tipo de abordagem é o da conscientização fundamentada em valores como bem-estar social e valorização da vida.
A efetiva prevenção é fruto de parceria entre os diferentes segmentos da sociedade brasileira, decorrente da filosofia da “Responsabilidade Compartilhada”, apoiados pelos órgãos governamentais federais, estaduais e municipais.
A execução desta política, no campo da prevenção, deve ser descentralizada ao nível municipal, com o apoio dos Conselhos Estaduais Antidrogas. Para tanto, os municípios devem ser incentivados a instituir e fortalecer o seu Conselho Municipal Antidrogras (COMAD).
Portanto, a política deve ser orientada para a promoção dos valores morais e éticos, da saúde individual, do bem-estar social, da integração socioeconômica, do aperfeiçoamento do sistema familiar e da implementação de uma comunidade saudável.

Nenhum comentário: